Paisagens Sonoras de Lisboa

O património emerge como conceito operativo no campo da cultura e da natureza nos anos setenta. No decurso das profundas transformações económicas e sociais na Europa do pós-guerra, a Convenção da UNESCO, de 1972 para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural vem criar um conjunto de instrumentos que coloca a noção de património na agenda da opinião pública ocidental.

As heranças patrimoniais levantam questões sobre os processos de conservação, transmissão e narrativa das memórias e das pertenças identitárias, que se categorizam, na arquitetura das convenções da UNESCO, pelas ideias da materialidade, imaterialidade, das suas diversidades, que surgem associados a objetos e aos seus contextos.

A cidade é pela sua natureza um espaço pluricultural. Nela se juntam diferentes narrativas tradicionais e nela se reconstroem novas narrativas evocando patrimónios recriados.

O campo patrimonial duma cidade traduz assim uma grande parte das ruturas das tradições do mundo e do tempo rural, ao mesmo tempo que assiste a construção da modernidade dos novos patrimónios, reivindicados como novas narrativas identitárias.

O programa propõe olhar para a paisagem patrimonial da cidade de Lisboa através da sua sonoridade. A ideia de paisagem sonora traduz um processo de vivência do espaço urbano, nas suas diferentes dimensões e contextos. O convite para descobrir a paisagem sonora da cidade que é habitada por todos como forma de descoberta dos valores estéticos, emocionais e dos usos que lhes atribuímos na sua dimensão política, económica e cultural.

Propomos nesta oficina dar continuidade às oficinas exploratórias apresentadas na exposição “Baixa em Tempo Real” (Lisboa, 2013) e iniciar os programas de construção das cartografias da diversidade cultural na lusofonia no âmbito da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s