Nós No Cabelo – Testemunho de Jacqueline

“Isto não é moda, isto não é fashion. A posição da mulher em aceitar-se e aceitar o seu cabelo natural é uma posição política, a postura política afirmar-se como negra, o nosso corpo é um espaço de resistência, temos que resistir perante a sociedade de hoje. A violência atual no Brasil contra a mulher negra que cresceu em 57% em 10 anos, é lindo ver como as nossas irmãs no Brasil estão-se a posicionar, estão-se a aceitar, estão a aparecer e é triste ver como é que a violência no Brasil aumentou em relação às minhas irmãs negras.”

“Só vais parar, só vais conseguir olhar no espelho e amares-te como és, quando finalmente entenderes que és linda, que és importante e que não importa o que a sociedade possa dizer, tens que aceitar como és, pelos nossos ancestrais, pela nossa história, tudo isto faz com que a resistência seja mais…

View original post mais 155 palavras

Anúncios

Publicado por

Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2104) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s