Uma visita aos teares de Mértola

Panos da Terra

IMG_0824

No início de Dezembro rumei a Mértola para conhecer a Cooperativa Oficina de Tecelagem e acompanhar o processo de produção de uma manta de lã com padrão ‘montanhac’ que tinha encomendado. É aqui que ainda hoje se fazem as famosas mantas do Alentejo de que falei há alguns dias no blog. A lã é proveniente de ovelhas da região de raça merino ou campaniça e continua a ser cardada, fiada e tecida segundo processos artesanais. Fui muito bem recebida pela D. Helena, a tecedeira de serviço, que me mostrou alguns dos instrumentos com que lidam diariamente.

IMG_0865

O fio usado nas mantas de Mértola é todo fiado numa grande roda, accionada por manivela. A roda de fiar foi introduzida no Ocidente a partir do século XII, por influência do mundo islâmico. Permite fiar a uma velocidade três vezes superior à do clássico sistema de fuso e roca. Eu apenas tirei uma…

View original post mais 490 palavras

Anúncios

Publicado por

Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2104) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s