Sobre ecomuseus e museus comunitários II

Programa na TSF em 12 de dezembro 2015

Qual é o modelo (conceito) do Ecomuseu

O modelo de ecomuseu é pensado como um centro de criação de cultural feito a partir da interacção entre a cultura e a natureza.

Origens do modelo de ecomuseu

Na origem do conceito de ecomuseu estão os museus de ar livre que existiam no norte da Europa, onde, num cenário de mudança da ruralidade, se procuravam conservar aldeias e representações das formas de viver das comunidades rurais. Como secretário de ICOM, Varine transfere e adpata o modelo à realidade francesa.

Formas de Ecomuseus no tempo

De acordo com Varine podem-se considerar três gerações de ecomuseus que se sucedem no tempo

  • Um primeiro tempo os museus de ar livre, que previligiam a conservação de elementos patrimoniais ”in situ”, com o propósito de desfrutar um território ou um paisagem. Este modelo aplicado por Varina no caso francês alarga ao conceito de preservação à ideia de construção dum território. O seu desenvolvimento: que implica atividades económicas. É desenvolvido nos anos sessenta.
  • Um segundo momento, que Varine aplica ao ecomuseu de do Haut-Creusot, na antiga região industrial do Loire, procura, dentro da lógica do desenvolvimento do território, implicar as comunidades. É desenvolvido a partir de 1971
  • Um terceiro momento, desenvolvido pelo ecomuseu do Haute Beauce, no Québec, a partir da década de oitenta. Neste terceiro momento, estabiliza-se a ideia de território, participação da comunidade e desenvolvimento.
  • A partir dos anos noventa Varine considera que a ideia de ecomuseus está em crise mas não os princípios da nova museologia que ele transporte. Defende um museu integral.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s