Sobre Ecomuseus e museus comunitarios I – sobre o conceito

Sobre a origem do conceito de ecomuseu.

O termo ecomuseu surge à volta duma mesa de café, em Paris, em conversa entre Huges de Varine e o conselheiro do secretário do ambiente de França. Trabalhava-se na IX Conferência Geral do ICOM, que teve como tema “O Museu a Serviço do Homem, Actualidade e Futuro –o Papel Educativo e Cultural” Varine, que à época era secretário do ICOM, discípulo de Georges Henri Riviere que havia reformado o Museu do Homem em Paris (1897-1985, manifestavam esta preocupação com a relação do homem com a natureza.

Vivia-se na altura as preocupações com a ecologia, uma ciência então nascente, preocupada com os usos dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras. Estavem também na ordem do dia a discussão sobre a função social da ciência, a forma como a educação devia ser mobilizada para construção do futuro, a questão do desenvolvimento.

O contexto do surgimento do conceito é o de um debate sobre a função dos museus na sociedade, de que forma que um território sobre o qual vive uma população se mobiliza a partir das suas memórias. O ecomuseu representa um debate que cruza a questão da interdisciplinaridade, do ambiente e a comunidade

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s