Madragoa: um bairro que vive na rua

Ardinas

Um dos bairros históricos da capital.Um dos bairros históricos da capital.

Como qualquer bairro típico de Lisboa, a Madragoa é, neste momento, um lugar de memória. Se o seu espírito e as suas gentes não forem protegidos, depressa tornar-se-á um lugar de esquecimento. O ARDINAS entrou numa visita guiada a este bairro histórico da capital, onde a comunidade vive de portas e janelas abertas.

A visita deste grupo de turistas, todos eles portugueses, tem início no antigo Convento das Bernardas (um dos seis edifícios religiosos localizados no bairro), onde hoje funciona o Museu da Marioneta. Foi apresentado um pequeno filme introdutório, com depoimentos de históricos moradores do bairro, bem como de algumas figuras pública que lá habitam, como é o caso das atrizes Inês Castel-Branco e Vera Kolodzig e da fadista Maria da Fé. Para que o espírito inerente aos bairros típicos da cidade estivesse presente desde o início, a organização convidou também uma das estrelas da…

View original post mais 597 palavras

Anúncios

Publicado por

Pedro Pereira Leite

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto de investigação "Heranças Globais: a inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado dos território".(2012-2104) . O projeto tem como objetivo observar a relevâncias no uso da memória social em quatro territórios ligados por processos sociais comuns. A investigação desenvolve-se em Portugal e Espanha, na zona da Fronteira; em Moçambique e no Brasil. (FCT:SHRH/BPD/76601/2011). É diretor de Casa Muss-amb-iki - espaço de Memórias. Intervém no âmbito de pesquisa de redes sociais de memoria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s